Se está a pensar comprar casa, terá de reunir documentação para dar início a esse processo.
Se está a iniciar o processo de aquisição de um imóvel, é necessário que reúna documentação
para ser preparado o Contrato-Promessa de Compra e Venda e/ ou a Escritura.
Se não necessita de financiamento bancário:
Caso seja feito o Contrato-Promessa de Compra e Venda (CPCV) e/ ou Escritura, tem de exibir o seu Cartão de Cidadão, número de contribuinte, naturalidade, estado civil e morada de residência.
Se antes da escritura for celebrado o CPCV, há lugar ao pagamento de um valor de sinal através de cheque ou transferência bancária, conforme acordado por ambas as partes.
Se necessita de financiamento bancário:
Para além dos documentos e informações que já foram mencionados, também necessita de
reunir documentação para que o seu banco ou a Intermediadora de Crédito Bancário analise a
viabilidade de crédito.
Documentos para análise e pré-aprovação do crédito habitação:
– Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão
– Cartão de Contribuinte
– 3 Últimos recibos de salário
– Declaração da Entidade Patronal (Efetividade ou a Termo)
– Declaração de IRS do último ano
– Nota de liquidação (última)
– Extratos bancários dos 3 últimos meses (do banco ou bancos com que trabalha)
– Informação sobre encargos (quando existam; montante em dívida, prazo do empréstimo, cópia de contratos, se possível)
Em caso de empresários em nome individual (ENI):
– 6 últimos recibos verdes;
– Declaração de Início de Atividade
Sabia que para além dos custos com o imóvel, há outros custos associados? Clique aqui e saiba quais são.