Coronavírus 5 mudanças nos hábitos na compra de casa

Publicado a Maio 11, 2020

A crise gerada pelo Covid-19 levou a maioria da população ao confinamento em casa. Esta situação permitiu-nos analisar aquilo que mais gostamos no nosso lar, mas também aquilo que menos gostamos. É muito provável que os hábitos de procura e compra de imóveis também estejam a ser influenciados pelo confinamento imposto pela progressão da pandemia.

Aspectos como espaços exteriores ou mesmo a dimensão de certas divisões podem ser mais valorizados quando baixe a curva de contágios pelo coronavírus.

Assim, deixamos algumas das possibilidades de novas formas de procurar casa nos próximos tempos:

Espaços ao ar livre

Uma varanda, um quintal ou um jardim. A comunicação com o exterior através de algum destes espaços é agora mais atrativa. De facto, é provável que procura de imóveis com este extra aumente dentro dos portais imobiliários. Demos conta do importante que é poder desfrutar do ar livre sem ter que sair de casa.

Um lugar para teletrabalho

O teletrabalho está a ser promovido pelas empresas para que a atividade não desacelere. Muitos empregados tiveram de adaptar alguns espaços como a sala ou até o quarto, para “construir” um escritório improvisado. Se a tendência se mantiver, muito possivelmente na hora de comprar casa, este será um fator muito importante: ter um espaço individual para realizar o teletrabalho, e manter assim a produtividade.

Quartos maiores

O encerramento dos ginásios obrigou-nos a manter a forma física de baixo do teto da nossa casa. É possível que o comprador comece a procurar casas com divisões maiores para poder seguir planos de treino sem obstáculos. Também se prevê que se opte por cozinhas mais amplas e funcionais a nível de armazenamento e preparação de alimentos.

Visitas virtuais

Os promotores estão a realizar um grande esforço por fazer chegar as suas inovações a todos os interessados através da experiência 360°. Este tipo de tours vão normalizar-se, pelo que será muito mais fácil imaginarmo-nos a viver na casa que vamos comprar e não ter que fazer um grande exercício de  abstração partindo de uns simples planos.

Assinatura digital

Ainda que a assinatura de escrituras e hipotecas continuem a exigir, por lei, a nossa presença perante o notário, existem vários documentos quem podemos dar o nosso consentimento sem ser necessário que nos desloquemos. Alguns destes trâmites são, por exemplo, os contratos de promessa ou pré-reserva, que têm podem ter validez legal sem necessário que haja um encontro pessoal.

A chegada do coronavírus veio alterar a nossa vida, e todos os setores de atividade onde nos encontramos. O setor imobiliário não foi exceção, e por isso, além dos aspetos mencionados, é possível que cheguem mais mudanças e mais oportunidades também.

Se está com ideias de começar a procurar casa, saiba que deve fazer uma procura pensada, tal como faz quando pretende fazer um contrato de eletricidade, onde deve consultar os vários comercializadores de energia, e comparar os vários preços e serviços oferecidos.

Com a Equipa Rosa, contará com um serviço especializado em ajudar famílias a encontrar a casa perfeita.

Artigos Recentes

O E-BOOK GRATUITO QUE DESCOMPLICA A VENDA DA SUA CASA

Converse com um Consultor!
Olá 🙂
Como podemos ajudá-lo/a?