Como cancelar o contrato de telecomunicações?

Publicado a Maio 21, 2020

Saiba como cancelar o seu contrato de telecomunicações que tem em sua casa

Até hoje, o setor das telecomunicações tem colocado alguns impedimentos aos consumidores sempre que pretendam cancelar o contrato que já não querem manter. Seja por descontentamento, ou porque se vai deixar a casa atual, é comum a existência de inconvenientes por parte das operadoras quando se dão estas situações. Muitas vezes em causa é a questão da fidelização e existente, que não ocorre, por exemplo, em outros serviços.

No entanto, já se começam a ver algumas coisas, e com este artigo iremos explicar como é possível cancelar o contrato de telecomunicações pela internet, de acordo com uma nova plataforma em preparação: A Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações.

O que é a Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações?

Foi decidido no orçamento do Estado para este ano, a implementação desta plataforma para facilitar rescisões de contrato no ramo das telecomunicações, permitindo finalizar a fidelização. O cliente deixa de ter a necessidade de ter de se dirigir a qualquer balcão da operadora contratada, simplificando todo o processo de uma forma mais rápida.

A plataforma será da responsabilidade da Direção Geral do Consumidor (DGC) estando ainda  em fase de criação. A plataforma única abrangerá todas operadoras de telecomunicações, e vem também com intuito de ser uma plataforma que garanta ao cliente mais confiança e proteção.

Quando se inicia esta nova plataforma única e a quem se dirige?

Este serviço de cancelamento do contrato pela internet, estará concluído para final de Março deste ano, e destina-se a todos os consumidores com contratos de telecomunicações, com ou sem fidelização, que já não pretendam manter qualquer vínculo contratual.

O funcionamento da plataforma única ainda ainda não está determinado.

Uma das principais ideias já definidas, é que  a plataforma única irá incluir todas as operadoras de telecomunicações, que serão contactadas sempre que algum dos seus clientes pretendam cancelar o contrato. Algo que ainda está a ser estudado, é como fazer a portabilidade dos números para outras empresas, já que de momento é o próprio cliente que proceder, pelos próprios meios, ao contrato novo que faça com outra empresa.

Como se cancela o contrato de TV, NET e VOZ atualmente?

Para já, cancelar o contrato Nos, Meo, Nowo ou Vodafone, é feito diretamente com as empresas em questão. É importante saber se se encontra dentro do período de fidelização devido às penalização que pode ter por finalizar o contrato antes do tempo.

Desde o ano passado que a Anacom impôs a todas as empresas de telecomunicações, que o tempo para finalizar a fidelização devia estar mencionado na na fatura. Confirme se na sua fatura do serviço, quanto tempo falta para o fim da sua fidelização. Caso contrário, ligue com a operadora com quem ainda mantém esse contrato.

Não se esqueça de confirmar:

O período de fidelização restante até terminar.

Dos possíveis custos adicionais que pode ter por cancelar o contrato.

Que tempo de antecedência com que deve solicitar o término do contrato.

Com estes aspetos confirmados, aceda à área de cliente que deverá ter os formulários disponíveis para avançar com o pedido de cancelamento. Após receção da carta, a sua operadora deve dar-lhe alguma resposta em 5 dias em como recebeu a informação enviada por si.  Caso falte alguma informação ou documento, devem-lhe também informar em 3 dias.

Em caso de não lhe enviar estas informações, passados 30 dias, o pedido fica sem efeito, e terá de voltar a solicitar novamente a rescisão do contrato das telecomunicações. Além disto, terá de continuar a pagar o serviço até ao dia do cancelamento.

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