O que é a Euribor?

150721162415-euribor-o-que-e-taxa-3-6-9-12-meses-credito-habitacao-taxa-variavel.jpg

Euribor significa Euro Interbank Offered Rate, ou seja, a Euribor é a média das taxas de juro praticadas em empréstimos entre bancos europeus. Sim, os bancos emprestam dinheiro entre eles. A Euribor nasceu no dia 1 de Janeiro de 1999, o mesmo dia em que veio ao mundo a moeda única europeia (Euro).

Há várias taxas Euribor e o que as diferencia são os prazos. Há a taxa Euribor a 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. A Euribor resulta da média mensal do indexante no mês anterior ao contrato de crédito entre a instituição financeira e o cliente.

Tal como em quase todos os mercados, o que determina as taxas de juro Euribor é a oferta e a procura. Para além deste fator, há outras circunstâncias que influenciam estas taxas, como por exemplo o estado da economia atual (crescimento, inflação…).

A Euribor está presente na vida de quase todos nós. Se tem casa e recorreu a crédito à habitação com taxa variável, a taxa de juro do empréstimo é a soma da Euribor (variável) com o spread contratado (margem de lucro do banco).