040820104149-cuidados-a-ter-para-vender-casa-imovel-avaliacao-imobiliaria-documentos-vender-casa.jpg

Quando chega a altura de vender casa, muitos proprietários perguntam-se se a devem vender sozinhos. Poderá ser um erro tentar vender a sua casa sozinho(a). Vender uma casa é muito mais que colocá-la em portais e esperar que os compradores apareçam. Um consultor imobiliário/ agência imobiliária com conhecimento do mercado local irá fazer com que um imóvel seja vendido pelo preço correto e no menor espaço de tempo possível. Irá fazer uma avaliação do imóvel/ utilizar o método comparativo de mercado para que o imóvel seja vendido pelo valor justo.

Depois do imóvel estar angariado, um profissional irá partilhá-lo junto de outros consultores imobiliários/ agências imobiliárias e das suas bases de dados para ter a certeza que chega ao maior número de pessoas possível. Atenção, nem todas as imobiliárias trabalham assim. Antes de assinar o Contrato de Mediação Imobiliária, pergunte qual é o plano de marketing para a divulgação e partilha do imóvel com outros profissionais.

Outro cuidado que deve ter, é a escolha do consultor imobiliário/ agência imobiliária. Escolher a pessoa errada pode pôr em causa a venda da sua casa. Nem todos os profissionais do ramo da mediação imobiliária trabalham da mesma forma e por esse motivo deve escolher aquele que tem mais experiência e resultados na localização do seu imóvel.

Se inflacionar o preço de venda do seu imóvel, irá fazer com que os compradores se afastem da sua casa e irá fazer com que esteja mais tempo no mercado do que aquele que é necessário. Há pesquisas que nos dizem que quanto mais tempo um imóvel está no mercado, maior será a diferença entre o preço pedido e o valor de venda final. É importante escolher um consultor que faça uma avaliação imobiliária, utilizando o método comparativo de mercado, baseado em imóveis vendidos recentemente e nas tendências atuais de mercado para que seja atribuído um preço justo e competitivo.

Outro aspeto a ter em atenção é a preparação da casa para receber visitas. É talvez um dos aspetos que lhe vai exigir mais tempo mas também pode ser o ponto que vai facilitar a venda do seu imóvel. Um comprador quando visita um imóvel gosta de sentir como se já lhe pertencesse e por esse motivo é muito importante não descartar limpezas, arrumações e alguns odores que possam existir. São pormenores que podem fazer a diferença e que lhe vão ajudar a vender a sua casa.

Ter uma ligação emocional ao imóvel. Muitos proprietários guardam memórias e vivências passadas nos imóveis e, por vezes, dificulta a venda. Os compradores olham para os imóveis de forma diferente, ou seja, vêem-nos do ponto de vista transacional. Não permita que a ligação emocional ao seu imóvel faça com que deixe de fazer um bom negócio.