Ser consultor imobiliário

Publicado a Novembro 24, 2020

Ser consultor imobiliário é sobretudo prestar aconselhamento a vendedores e compradores.

O consultor imobiliário é o responsável pela angariação de imóveis, pela sua divulgação e pela apresentação de soluções a compradores. Por trás disso é feito um trabalho de quem nem todas as pessoas têm perceção.

Um consultor imobiliário, para além de juntar as partes interessadas na venda e compra de um imóvel, tem como tarefa principal estar em contacto com pessoas e ajudá-las a tomar as decisões mais acertadas, pois é a única forma que faz com que o nosso negócio possa ter continuidade.

O dia-a-dia de um consultor imobiliário nem sempre é igual…

A atividade principal do consultor é fazer prospeção, ou seja, descobrir novas oportunidades para ajudar pessoas na venda e na compra.

Temos reuniões com proprietários, para que conheçam a nossa Proposta de Valor – Plano de Marketing e Comercialização. Após essa reunião, preparamos o Estudo de Mercado do imóvel para que saibam qual o valor atual da sua propriedade e depois de definido o valor correto, é assinado o Contrato de Mediação Imobiliária, que é o documento que nos dá o consentimento para a comercialização.

Por trás do Contrato de Mediação Imobiliária, há a obtenção, atualização e organização de toda a documentação para que o imóvel seja colocado no mercado e esteja “pronto a vender no dia a seguir.”

É agendada a fotorreportagem com o fotógrafo profissional, pois boas fotografias chamam a atenção.

Quando temos os imóveis para venda, o e-mail começa a receber pedidos de informações e o telefone começa a tocar para serem feitas visitas. Qualificamos os compradores para sabermos se o imóvel em questão vai de encontro à sua capacidade de aquisição e às suas necessidades. Quando têm questões sobre o crédito habitação, encaminhamos para o nosso departamento de Intermediação de Crédito para que ajude nesta etapa da aquisição, apresentando soluções que os vários bancos oferecem.

Quando chegam as propostas de compra, são apresentadas aos proprietários e chegado a um acordo, é preparado o Contrato-Promessa de Compra e Venda.

Se a compra necessitar de financiamento, também acompanhamos o avaliador imobiliário no dia da vistoria ao imóvel.

A escritura é marcada, são pedidas as guias de IMT e Imposto de Selo para o pagamento dos impostos de aquisição por parte dos compradores e de seguida é celebrada a venda/ compra.

Após a escritura, também ajudamos os nossos clientes a mudar a titularidade dos contratos de água, eletricidade e gás, pois como estamos numa região onde há muito investimento imobiliário para segunda habitação e nem sempre os compradores têm disponibilidade para tal.

Vale a pena ter um consultor imobiliário na venda do seu imóvel!

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